El presente espacio está dedicado a noticias de Brasil principalmente a cargo del colaborador y columnista Sr. Renato de Mello Almada.

BRASIL NEWS!

*(Renato de Mello Almada)

BRASIL NEWS!
 
    Nessa segunda entrevista da coluna "Brasil News" temos a satisfação de contar com a colaboração do respeitado juiz e criador Jayme Martinelli (Pent Kennel's), uma das maiores autoridades em dobermann no Brasil. Jayme Martinelli foi o primeiro handler profissional do Brasil e durante os anos em que exerceu essa profissão foi sempre o seu maior expoente. Foi responsável pela apresentação de inúmeros dobermanns campeões. Como criador foi um dos principais responsáveis pela importação de diversos dobermanns dos EUA. Como juiz teve a oportunidade de julgar, no Brasil e no exterior, vários dobermanns que hoje têm seus nomes guardados na história da raça. Vamos ao nosso bate papo:
 

Evelina e Jayme Martinelli

  
BN: O que mais lhe desperta a atenção em um Dobermanns?
    JM: Sua silhueta, elegância e temperamento.
 
 
    BN: Qual foi o primeiro dobermann campeão apresentado por você?
    JM: Ch. Petter Tabajara do Norte, de criação do Sr. Solon Frota e propriedade do Dr. Raphael de Melo Alvarenga.
 
    BN: Quais as principais importações realizadas pelo Pent Kennel's?
    JM: Ch. Tanres Gilda v. Marienburg; Ch. Brasil v. Marienburg; Ch. Startreck v. Marienburg; Ch.Am. Divjadoves Shelsea; e, Ch. Hamlet's Red High Society. 
 
 
    BN: Na sua visão de apresentador, criador e juiz, como deve ser o dobermann ideal?
    JM: É o cão que mais se aproxima do padrão da raça.  Temperamento equilibrado; linda cabeça; angulações bem balanceadas; linha superior em nivel; boa movimentação, com bom alcance. 
 
    BN: Qual a sua opinião a respeito do momento atual da raça dobermann?
    JM: Nestes últimos anos, tivemos uma boa melhoria na qualidade da raça em geral.
 
    BN: Agora respostas diretas:
 
    * O dobermann dos sonhos: O que mais se aproxime do padrão da raça.
 
    * Um reprodutor (nacional ou estrangeiro): Ch. Nello's Lex Luthor
 
    * Uma matriz (nacional ou estrangeiro): Ch. Marienburg Sun Bonnet, de propriedade do Sr. Sérgio Capps.
 
    * Um criador (nacional ou estrangeiro): Mary Rodgers (Marienburg)
 
    * Uma Mensagem: Espero que a raça dobermann, nesse seu desenvolvimento, pelo qual vem passando nestes últimos anos, venha a crescer cada vez mais em termos de qualidade.  Aproveito a oportunidade para lembrar um fato interessante: Tive a honra e o prazer de ser o examinador para a formação da primeira turma de árbitros especializados da raça dobermann na Argentina.  Na ocasião, o professor dessa turma, da qual fui examinador, foi o Sr. jayme Valdez.  Também me foi dado o grande prazer de julgar uma das primeiras exposições especializadas do Dobermann Clube Argentino, ocorridas nos dias 24 e 25 de agosto de 1974.  Este lindo evento ocorreu na sociedade Rural Argentina, em Palermo. 

 
 

 

[Regresar atrás]
>> Cerrar <<